terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relevo da América.

OS MACIÇOS ANTIGOS

- São uma das primeiras formações rochosas terrestres,constituindo-se em blocos imensos de rochas antigas conhecidos também como escudos.São constituídos por rochas cristainas,magmáticas e metamórficas,formadas na era Proterozóica.Por isso,apresentam maior resistência à erosão,embora já tenham sido bastante desgastadas,o que pode ser notado pelo seu formato mais arredondado.


América - Os maciços antigos concentram-se na porção leste.

Na América do Norte, são destaques:

Planalto do Labrador : Situado na península do mesmo nome,no Canadá. Apresenta muitos rios planálticos , com grande potencial hidrelétrico.

Apalaches : Posicionados paralelamente à costa atlântica norte-americana,estão em parte recobertos por rochas sedimentares com grandes jazidas de carvão mineral. Esse recurso energético tem sido utilizado desde os primórdios da industrialização dos Estados Unidos.

Platô dos Grandes Lagos : Envolve os Grandes Lagos, que fazem a fronteira natural entre os Estados Unidos e o Canadá. é importante do ponto de vista econômico por possuir grandes reservas de minério de ferro, que - ao lado do carvão mineral dos Apalaches - impulsionou a industrialização dos Estados Unidos a partir do século XVIII.


Na América do Sul, os maciços antigos mais importantes são :

Maciço das Guianas : Localizado entre o extremo norte do Brasil e os países vizinhos (Venezuela,Guiana,Suriname e Guiana Francesa). Nesses planaltos encontram-se as mascentes do rio Negro,que,nas proximidades da cidade de Manaus,se encontra com o Solimões para formar o Amazonas.

Maciço Brasileiro : Compõe grande parte do Centro-Sul do Brasil.Sua importância econômica reside na presença de grande variedade e quantidade de recursos minerais ,sobretudo metálicos,como o ferro e o manganês.Além disso,sua densa rede hidrográfica,predominantemente planáltica,apresenta grande potencial hidráulico,que em grande parte já é explorado.




-> Mapa Físico das Américas.

                                            
                                       



                                         Anna Laura Aguiar Marçon.

Um comentário:

  1. que descriminaçao pela américa central, mtoooooooo feioo sua feia :I mi decho triste, ora nao pode descrimina os continentes ele só é menor ora, mto feio

    ResponderExcluir